Patricia Berrocal

Minha foto
São Paulo, SP
Sou alguém, que esta sentindo uma necessidade enorme de escrever, relatar e compartilhar mil coisas ao mesmo tempo, porque sou assim, "complicada e perfeitinha" indecisa, gulosa e curiosa. Adoro tudo que envolva criatividade, e não consigo me decidir qual assunto gosto mais, por tanto, aqui você pode encontrar, desde dicas de exposições de arte a receitas práticas de cupcakes. Não tenho a pretensão que tenha alguém aí do outro lado, mas se tiver...seja bem vindo!

Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Tour Cultural Virtual

O que você faz na sua folga?  Para onde você vai aos finais de semana? Quantas vezes você ja visitou um espaço cultural?

Sempre faço estas  perguntas aos meus alunos nas primeiras aulas.

Grande parte deles, a maioria responde que prefere passear no shopping, ir ao cinema, sair para comer, ir a um barzinho aconchegante. Eu também adoro fazer estas coisas, mas, por que não também ir a um espaço cultural?

Não é preciso ser especialista no assunto nem trabalhar na área para frequentar museus, galerias, centros culturais, muitas vezes as pessoas não vão por  motivos como:  achar que é caro, por não saber a localização ou por acharem que será chato e não entendem nada de arte.

Para quem não sabe, a maioria dos espaços disponibilizam um mediador desde que a visita seja agendada.


Eu nasci no interior de São Paulo, vim de uma família simples, onde infelizmente não  era incentivada a frequentar ou consumir cultura e arte, então quando eu era criança eu achava que museus como o MASP eram  glamourosos de mais para uma simples mortal frequentar, algo assim de outro mundo, sendo assim, mesmo depois na adolescia,  morria de vergonha de entrar, passava em frente imaginando se um dia eu iria entrar lá.

Por isso a postagem de hoje, na verdade atendendo a pedidos de algumas alunas, que sugeriram que eu deveria colocar este material no blog para que pudesse ajudar outras pessoas que assim como eu um dia, desconhecia estas possibilidades.

Espero que seja útil para alguém! :O)






 A Pinacoteca de São Paulo fica no Bom Retiro, em frente a estação da Luz,


Na Pinacoteca você vai encontrar obras principalmente de artistas brasileiros, 


Além das exposições, o visitante também pode contemplar a arquitetura que eu particularmente acho magnífica!!!


Trabalhos desdo do século XIX até arte contemporânea.


É possível agendar visitas com o acompanhamento de um mediador formando grupos de no mínimo 10 pessoas, de terça a sexta, das 10h às 17h30, ligando nos telefones: 11 3324-0943 e 3324-0944,


E para quem definitivamente não tem paciência para apreciar as exposições, pode apreciar o parque da luz com uma bela área verde.




Ou ainda ir ao charmosíssimo restaurante da Pinacoteca, lá eles servem desde expressos a bebidas com café, e almoço, com massas, carnes, saladas e música ao vivo aos finais de semana a partir das 13h30.



Informações retiradas do site da Pinacoteca:

Pinacoteca do Estado de São Paulo 
Praça da Luz, 02 - Luz - Tel. 11 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Às quintas até as 22h. Entrada franca das 18h às 22h
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00 
Grátis aos sábados.
Estudantes com carteirinha pagam meia entrada. 
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

Todas as quintas a Pinacoteca oferece entrada franca após as 18h

                                                                                    CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:O)